23.5.14

Rosmaninho - a Alfazema portuguesa


Um dos óleos macerados que fizemos no Monte dos Carvalhos foi com rosmaninho. Rosmaninho (em latim Lavandula stoechas) é uma planta autóctone portuguesa, ou seja, não foi trazida de outro lugar para ser cultivada aqui, cresce em Portugal naturalmente.
Esta planta é da família da Alfazema (Lavandula officinalis). E apesar do óleo obtido ser inferior ao da alfazema em termos de propriedades, esta planta é muito útil ao nível medicinal e cosmético.
É óptima para fazer uma lavagem antisséptica para feridas, úlceras, eczema e pé-de-atleta.  Tem conhecidas propriedades antidepressivas, sedativas, antiespasmódicas e antissépticas. Ajuda também a melhorar a circulação sanguínea e no alívio de dores musculares.

Formatos
Óleo macerado (ver como fazer aqui)
Óleo essencial (ver Aromas do Valado, marca portuguesa que produz este óleo)
Hidrolato ou água floral
Flores secas
Infusão para Lavagem
Mel de Rosmaninho

Uma das grandes vantagens é que esta planta não precisa ser cultivada. Basta colher, de preferência em campos longe de estradas ou outros meios poluentes, e aproveitar o que a generosa Natureza nos dá.



1 comentário:

  1. olá minha querida! obrigada pelas partilhas de informaçao. tenho uma duvida: no oleo macerado poem-se as flores ou também as folhas? obrigada!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...